quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro Rosa 2014: O Rio Grande do Norte na luta Contra o Câncer de Mama

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de quinze anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial.

Grande parte da população feminina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do Câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo.

No Rio Grande do Norte, o INCA estima 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 478 novos casos de câncer de mama. Em 2013 foram diagnosticados 869 novos casos.

O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos. A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

AGENDA NO RIO GRANDE DO NORTE:

A Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar vão realizar palestras e panfletagens durante todo o mês sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce.

A Inter TV Cabugi lançou o Circuito Outubro Rosa, projeto que será marcado por um mês de ações de conscientização da prevenção do câncer de mama. O circuito se encerra no dia 25 de outubro com uma grande corrida de rua, às 18h, com largada da Praça Cívica. As inscrições para a corrida de rua 4K e 8K do Circuito Outubro Rosa estão abertas e podem ser feitas no site do projeto.

DOE ESCLARECIMENTO! CULTIVE PREVENÇÃO! #PrimaveraHatmoRN


FONTE: Potiguar Notícias e  Inter TV Cabugi