terça-feira, 7 de outubro de 2014

[TRIBUNA DO NORTE] Hatmo promove ato para marcar Dia Nacional do Doador de Medula Óssea


No dia 6 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. Para marcar a data, Humanização e Apoio ao Transplantado de Médula Óssea do Rio Grande do Norte (Hatmo-RN) irá promover, entre os dias 6 e 11, a Primavera de Doadores. Durante toda a próxima semana, serão realizadas palestras de orientação, cadastros no Hemonorte e Hemovida. E no dia 11 será realizada a Festa do Doador com shows, na Hatmo-RN.

As palestras serão ministradas por voluntários na sede da Hatmo, no Conjunto dos Professores; na UFRN; igrejas em outros locais, sempre às 19h30, com o intuito de esclarecer e sensibilizar sobre a importância do cadastro no REDOME (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea).

O cadastro poderá ser feito no Hemonorte e Hemovida por pessoas entre 18 a 55 anos, que tenham boa saúde, e não tenham histórico de câncer, hepatites B ou C e HIV. Para isso, basta levar o documento de identidade e CPF. Durante o cadastro, será feita uma entrevista  para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

A presidente da Hatmo, Rosali Cortez, explica que a doação só acontece, no caso de algum paciente ser compatível. “Estima-se que seja aproximadamente, 25% a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 100.000 entre pessoas que não sejam parentes.Por isso, quanto mais gente se cadastrar, maior a possibilidade de encontrar doadores compatíveis”, afirma.

Segundo Rosali, na doação de medula, os riscos para o doador são praticamente inexistentes. “Apenas 10% da medula é retirada e dentro de 5 a 8 dias, ela será recomposta pelo organismo”.

O transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias, alguns tipos de câncer e algumas doenças hematológicas.

Dia das Crianças

A Hatmo também irá promover, no dia 29 de outubro, uma festa de Dia das Crianças para os pacientes (a instituição atende atualmente 115 crianças, 50 adultos e seus familiares). Para isto, está recebendo doações de cestas básicas, brinquedos, lancheirinhas, roupas, balões, bolo, salgados. etc.

Os interessados em fazer doações podem obter informações pelo telefone (84) 3217-6491 / 88058495 / 99900811

FONTE: Tribuna do Norte