Perguntas Frequentes



1. FAQs -PERGUNTAS FREQUENTES


2. O QUE É HATMO?
A HATMO – Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte - é uma associação sem fins lucrativos constituída por pacientes, familiares e profissionais voluntários de diversos setores, que desenvolve ações de apoio a pacientes encaminhados para transplante de medula óssea, promove campanhas de conscientização sobre o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), e agencia redes de solidariedade no Estado do Rio Grande do Norte.

3. O QUE É UMA ONG?
As Organizações não governamentais (ONG) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. ONG não tem valor jurídico. No Brasil, três figuras jurídicas correspondentes no novo Código Civil compõem o terceiro setor: associações, fundações e organizações religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

4. O QUE É TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?
A medula óssea é um líquido responsável pela produção de hemácias, leucócitos e plaquetas presentes no sangue. O transplante desse tecido é indicado para alguns tipos de leucemia. O problema, que progride rapidamente, faz com que a medula produza um grande número de células sanguíneas anormais. Após o transplante, em que os médicos substituem a medula doente por meio de um método muito parecido com a transfusão de sangue, a expectativa é que o corpo passe a produzir células normais novamente. Para ser submetido ao procedimento, o paciente é internado e passa por quimioterapia (às vezes também por radioterapia) para destruir o tecido velho. Segundo especialistas, os casos de rejeição são muito raros.

5. O QUE É REDOME?
Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado, em 1993, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a partir 1998. Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação. São 70 centros para transplantes de medula óssea e 26 para transplantes com doadores não-aparentados.

6. COMO DOAR?
O doador precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Será retirada uma amostra de 5ml de sangue para a realização de um exame de histocompatibilidade (HLA). Quando algum paciente compatível for identificado o doador será convocado a voltar para fazer a doação de medula. Para se cadastrar o doador deve procurar a sede do Hemonorte, na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, de segunda a sábado das 7h às 18h. ou o Hemocentro de Mossoró, na Rua Projetada, s/n, Bairro Aeroporto, de segunda a sábado das 7h às 18h.

7. DOAR É DOLORIDO?
Os riscos são praticamente inexistentes e a dor irrisória diante do benefício de salvar uma vida. Há duas maneiras de se coletar medula óssea:

 - O primeiro modo é a coleta pelo osso da bacia: é realizado com agulha na região da nádega, o procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia. O doador fica um dia em observação após o término do procedimento. Como efeito da doação, os doadores sentem dor no local da inserção da agulha semelhante a de uma injeção de benzetacil, ou a uma queda num jogo de futebol, que regride em uma semana.

 - O segundo modo é a coleta pela veia: o doador toma um remédio durante cinco dias para aumentar a produção de células-mãe, no sexto dia as veias do doador estão cheias de células -mãe. O sangue pode ser filtrado por uma máquina que retira as células-mae e devolve as células do sangue para as veias. Em geral, o processo de coleta dura de 4 a 6 horas. O efeito colateral do medicamento são dores no corpo, como as de uma gripe mas sem espirrar, que melhora com um analgésico.

8. COMO SER VOLUNTÁRIO?
A HATMO não possui funcionários. Contamos com voluntários que se reúnem semanalmente para planejar ações de apoio e humanização e compartilhar experiências. Informe-se sobre a próxima reunião pelos telefones (84) 3217-6491 ou (84) 8805-8496 e contribua com o que você faz e tem de melhor.

Se você é do interior do Rio Grande do Norte e está disposto a articular voluntários e doações na sua cidade e região, envie uma carta de apresentação para o email: hatminhojerimum@gmail.com, adicione o Hatminho Jerimum aos seus contatos de Facebook: https://www.facebook.com/hatminhojerimum, e sugira ações no grupo Hatmo no Interior: https://www.facebook.com/groups/hatmonointerior/

Se você mora em outros estados do Brasil, ou fora do Brasil, e está disposto a articular voluntários e doações na sua região, envie uma carta de apresentação para o email: hatminhobrasil@gmail.com, adicione o Hatminho Brasil aos seus contatos de Facebook: https://www.facebook.com/hatminhobrasil, e confira se algum dos Grupos de Trabalho à distância se encaixam em seus talentos.

Se você possui talentos nas áreas de Produção de Festas e Eventos, Culinária, Artes Plásticas, Scrapbook, Design Gráfico, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Advocacia, Serviço Social, e diversas áreas da Saúde, também pode contribuir em Grupos de Trabalho à distância. Confira qual deles mais se adequa ao seu tempo e suas habilidades:

- GT Produção: https://www.facebook.com/groups/582631638519125/
- GT Saúde: https://www.facebook.com/groups/459406240883328/
- GT Jurídico: https://www.facebook.com/groups/490610537749051/
- GT Design: https://www.facebook.com/groups/303996216469720/
- GT Comunicação: https://www.facebook.com/groups/1668154526742312/

9. CONTATOS
(084) 3217-6491
hatmo.rn@gmail.com

www.facebook.com/hatmorn
https://twitter.com/hatmorn
https://plus.google.com/+hatminho
http://www.slideshare.net/hatmorn
https://vimeo.com/hatmo
http://instagram.com/hatminho

 Grupos de Whatsapp:
- REDE HATMO
- Guerreiros da HATMO
- Bate-papo da HATMO
administrador: (84) 8805-8496

10. #SerHatmoEhOtimo