Tipo de câncer mais comum durante a infância, a leucemia linfoide aguda (LLA) não é uma doença hereditária e suas causas ainda não são conhecidas. A notícia boa é que, hoje, 90% das crianças em tratamento chegam à cura. Embora a maior parte dos casos aconteça em crianças, adultos também podem ser diagnosticados com a doença, e cerca de 50% dos que realizam o tratamento entram em remissão completa.
Ela acontece quando as células-tronco, responsáveis por dar origem aos componentes do sangue, sofrem alterações. Afeta a maior parte das células em formação, e por isso a produção de todas as células sanguíneas fica comprometida. Sua evolução é bastante rápida, tornando fundamental que o tratamento se inicie o quanto antes.
Sinais e Sintomas
Diagnóstico
Os exames que podem podem ajudar a detectar a LLA são: o hemograma completo (exame de sangue); o mielograma; a biópsia da medula; o exame de citogenética; e a Ultrassonografia. Converse com seu médico. É muito importante se sentir seguro!
O diagnóstico precoce é fundamental para bons resultados no tratamento, por isso é importante disseminar cada vez mais a informação e conscientizar a população dos principais sintomas da doença.
Junte-se conosco à esta linda campanha da ABRALE! Seja um multiplicador! Compartilhe este texto, use a hashtag #JuntosCONTRAaLLA, e participe do nosso grupo de voluntários interessados em trocar conhecimento sobre Saúde: https://www.facebook.com/groups/saudehatmo.