quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Doadores de medula não pagarão taxa de inscrição de concurso público

A lei que autoriza os doadores de medula óssea a serem isentos do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos, válida para seleções realizadas pelo Município, foi aprovada em segunda discussão, nesta terça-feira, 19, pela Câmara Municipal de Natal. Para ter direito a isenção, o candidato ao concurso deve estar devidamente cadastrado nos registros de doadores voluntários.

"O objetivo do Projeto de Lei é aumentar as chances de achar um doador compatível com quem precisa fazer o transplante”, afirmou o vereador Robson Carvalho, autor da proposição.



Aprovada também em outros estados, a matéria provoca controvérsias entre profissionais da saúde.

Apesar do possível aumento no número de doadores, Carlos Chiattone, diretor médico do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, é contrário a esses projetos. Ele alerta que leis desse tipo não devem ser, em hipótese alguma, a maneira de se conseguir doadores. “As pessoas não devem ser incentivadas a doar sangue em troca de algum benefício que tenha caráter pecuniário."

Para a chefe do setor de Captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, a principal preocupação do setor é com as informações falsas apresentadas durante as entrevistas. "No fundo isso vai gerar pessoas que vão chegar na entrevista e omitir fatos para que possam doar. Posso correr risco de coletar sangue contaminado e, devido à janela imunológica, esse sangue ser transfundido em alguém e essa pessoa tem uma reação transfuncional devido um concurso público. A doação tem que ser altruísta".

A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia também é absolutamente contrária às iniciativas dessa natureza.

FONTES: AGORA RN, Congresso em Foco, e G1.