O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para indicação de transplante de medula aparentado para tratamento da doença falciforme - doença genética que atinge principalmente a população negra. Agora a idade não é mais critério de restrição para esse transplante, único método de curar a doença no SUS. Em 2015, foram diagnosticados 1.145 novos casos da doença no Programa de Triagem Neonatal do SUS. Antes, só podiam fazer o transplante, pessoas abaixo de 16 anos pois não havia dados científicos para atestar segurança e eficácia do procedimento para maiores dessa idade.
A doença falciforme é genética e hereditária. A causa é uma mutação no gene que produz a hemoglobina A (HbA) originando uma outra mutante denominada hemoglobina S.
As pessoas com esse tipo de doença apresentam anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes do processo de vaso oclusão causados pela forma de foice (daí o nome falciforme) que as hemácias assumem. Além disso, essas pessoas apresentam vulnerabilidade a infecções, o sequestro esplênico (quando o baço acumula sangue), a síndrome torácica aguda (infiltrado pulmonar) e o priapismo (ereção involuntária que causa dor) são algumas das intercorrências frequentes nestas pessoas.
A realização do Teste do Pezinho, é fundamental para a identificação precoce e acompanhamento dos casos.
terça-feira, 27 de março de 2018
Páscoa da HATMO 2018
Existem várias simbologias nas comemorações da Páscoa. A cruz lembra a ressureição de Cristo, o cordeiro remete à libertação dos judeus no Egito, o coelhinho representa a multiplicação do nascimento, e os ovos coloridos, atualmente de chocolate, eram feitos com beterraba na primavera dos chineses.
A HATMO também tem sua maneira especial de celebrar esta festa. Todos os anos homenageamos os anjos que partiram do nosso convívio mas continuam vivos em nossos corações. É um ritual emocionante. A dor e a saudade se transformam em ação para lutarmos ao lado dos pacientes que prosseguem em tratamento médico.
Doar medula óssea é o presente mais simbólico que podemos oferecer nesta data. É a nossa chance de salvar vidas!
Por isso convidamos todos os cidadãos do Rio Grande do Norte para participar da nossa celebração de Páscoa, no próximo dia 14 de abril, a partir das 8h da manhã, no HEMONORTE (Avenida Almirante Alexandrino De Alencar, 1800 - Tirol - Natal/RN).
Vai ser uma ótima oportunidade para quem ainda não é cadastrado no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) se tornar doador. Basta fornecer dados de identificação (nome, endereço, identidade e CPF), e permitir a coleta de uma pequena amostra de sangue. Pessoas de 18 a 55 anos que tenham boa saúde e não tenham histórico de Câncer, Hepatite B ou C e HIV podem se cadastrar. A doação só acontece no caso de algum paciente ser compatível.
Às 10h seguiremos com nossos guerreiros e seus familiares para o Parque das Dunas, onde entregaremos doações de cestas básicas, suplemento alimentar, leite em pó, e ainda chocolates e confeitos para adoçar a batalha dos nossos coelhinhos.
Para fazer a sua doação ligue (84) 98805-8496 ou 99418-3361, e combine a entrega dos produtos na nossa sede (Rua Professor Olavo Montenegro n.3025, Bairro Capim Macio - Natal/RN - CEP 59078-330).
Traga a sua "Medula de Páscoa" e venha celebrar a vida conosco!
Assinar:
Postagens (Atom)